Projeto de extensão apresenta conceitos de microbiologia e bioquímica a alunos do Ensino Médio

Um projeto de extensão apresenta para estudantes do Ensino Médio procedimentos de cultivo de microrganismos e interações bioquímicas de bactérias e fungos. A iniciativa foi idealizada por Luciana da Silva Amaral, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e pelo professor do Departamento de Química Edson Rodrigues Filho, ambos da UFSCar.

O projeto "A Batalha dos Fungos" é realizado na Escola Estadual de Ensino Integral Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP), e as atividades são conduzidas por alunos do Ensino Médio, sob a orientação de estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem estudos no Laboratório de Bioquímica Micromolecular de Micro-organismos (LaBioMMi) da UFSCar. Os participantes têm contato com procedimentos realizados em laboratórios de microbiologia, como preparo de meios de cultura, cultivo e isolamento de microrganismos em placas de Petri. "Ao inocular fragmentos de substratos em placa-de-Petri contendo meio de cultura apropriado, vários microrganismos podem crescer. Se houver antagonismos entre eles, poderá ocorrer inibição de crescimento de algumas colônias. Foi em situações muito semelhantes à essa que o pesquisador Alexander Fleming descobriu o famoso e amplamente utilizado antibiótico penicilina. Isso de fato é resultado de competições entre seres vivos pela própria sobrevivência. Por isso usamos a expressão 'Batalha dos Fungos', que também é uma expressão de fácil compreensão e, é parte do linguajar dos adolescentes. Os experimentos previstos são de fácil execução, e podem servir como ilustrações experimentais dos conceitos de biologia", explica Luciana.

As atividades permitem que os participantes observem as interações entre os seres vivos, como estímulo para o crescimento ou inibição de determinados microrganismos e o papel de produtos metabólicos nos meios. "Na última etapa, serão feitos extratos dos microrganismos inibidores e, depois de alguns experimentos em química, as frações desses extratos serão testadas para reproduzir a inibição. Enfim, o roteiro da descoberta da penicilina por Alexander Fleming é quase que integralmente reproduzido no projeto. Além de sedimentar e ampliar conceitos em biologia e química, os alunos têm a oportunidade de tomar consciência da nossa ampla biodiversidade e visualizar possibilidades de exploração de biotecnologias a partir da nossa natureza", aponta a coordenadora do Projeto.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página do Facebook, pelo email lu_samaral@yahoo.com.br ou telefone (16) 3351-8052.